Centro de Tecnologia da UFSC




O vereador Marcelo Werner, do PCdoB, esteve ontem, dia 16, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), onde foi conhecer como é desenvolvido o sistema de Telemedicina e Telessaúde, que em parceria com o Governo do Estado, atende cerca de 230 município de Santa Catarina.

Werner foi recebido pelo coordenador do projeto Harley Miguel Wagner, e um dos idealizadores e diretor do programa, Aldo von Wangenheim. Desde o ano passado o edil tem insistido na implantação da Telemedicina em Itajaí e a expectativa é que este ano o município passe a receber estes serviços nas suas unidades de saúde.

Após mais de uma hora de conversa com os anfitriões e visitar o laboratório onde a tecnologia é desenvolvida, Marcelo deixou o Centro satisfeito e ao mesmo tempo surpreso com o trabalho que tem sido desenvolvido desde que a Telemedicina foi implantada, em 2005. “É impressionante e gratificante visitar a Universidade Federal, a 95km de Itajaí, e nos deparar com tecnologia de alto nível sendo desenvolvido para melhorar a saúde em nosso município”, comenta.

A equipe da TV Câmara acompanhou a visita e irá preparar uma matéria especial sobre a Telemedicina, levando o projeto ao conhecimento do cidadão itajaiense. “É uma pena que Itajaí ainda não participe e não aproveite dos serviços destes sistemas, mas vou continuar brigando para que chegue ao cidadão da nossa cidade, que hoje espera meses por um exame que a Telemedicina pode realizar e apresentar um diagnóstico em poucos dias”, finaliza Werner.

A Telemedicina

A Rede Catarinense de Telemedicina, como é oficialmente chamada a parceria entre a Ufsc e a Secretaria de Saúde do Estado, utiliza tecnologia para dinamizar e agilizar a realização de exames de vários gêneros nos municípios. Além de desenvolver e instalar equipamentos que possam ser operados nas unidades de saúde para exames como eletrocardiograma e ressonância magnética totalmente digitais, o programa disponibiliza em algumas áreas profissionais que através de uma central emitem laudos rapidamente, facilitando o tratamento e a prevenção de doenças.

Toda a tecnologia é desenvolvida pela equipe do Centro, que também realiza um treinamento para a operação do sistema para equipes das unidades de saúde em que o mesmo é implantado. De acordo com o coordenador Harley, somente

em 2011 a Telemedicina realizou em torno de um milhão de exames no estado de Santa Catarina. E a expectativa, com a implantação de novos exames, como os de dermatologia, é de alcançar rapidamente esta marca neste ano.

O doutor Aldo explica que o projeto nasceu da necessidade de levar exames importantes para as cidades do interior do município, onde muitas vezes os moradores não procuravam ajuda médica pela dificuldade em se deslocar a um grande centro para realizar um exame, aguardar o laudo retornar a sua cidade e dar continuidade no tratamento. Com a Telemedicina, o paciente faz o exame na própria unidade de saúde do município, recebe um laudo com mais rapidez e dá inicio ao tratamento em tempo hábil para evitar um agravo de uma doença diagnosticada.

“Desenvolvemos um sistema que pode ser implantado em qualquer município do Estado. A Telemedicina tem dinamizado e diminuído consideravelmente as filas para exames que antes eram realizados somente em grandes hospitais. Os médicos também foram beneficiados, hoje eles podem se dedicar ao atendimento direto ao paciente, com um laudo especializado emitido junto do exame”, avalia Aldo.

“Temos casos de emergência que o médico de plantão avalia de casa a ressonância e a necessidade de uma cirurgia, por exemplo, através da rede. Um processo que levava mais de duas horas, pode ser reduzido à trinta minutos. Em uma urgência, pode salvar uma vida”, comemora o doutor.

Outra vantagem apontada pelo diretor é de utilizar a mesma rede para todo o Estado. Desta forma, torna-se mais fácil reunir estatísticas que possam traçar um perfil médico do cidadão catarinense, contribuindo para futuras ações de prevenções.







Nenhum comentário:

Postar um comentário