DESAFIO



Cerca de 800 crianças corajosas já encararam o paredão de escalada do Balneário Camboriú Summer

Em 14 dias do Balneário Camboriu Summer, a criançada tem aproveitado para brincar no paredão gratuitamente



O paredão de escalada do Balneário Camboriú Summer é um sucesso de público. Nos primeiros 14 dias do evento, cerca de 700 crianças tiveram coragem e escalaram os cinco metros do brinquedo. A subida é orientada pelo atleta profissional Adão Pimental, 38 anos. Os sábados e domingos são os dias de maior movimento.

Para Adão, que escala profissionalmente há oito anos, a escalada é como fazer uma tarefa de matemática. “Você tem que ler a pedra, avaliar onde colocar o pé, trabalhar o raciocínio e a questão motora”, explica Adão, que durante a subida ajuda a criançada, explicando onde elas devem colocar o pé, a mão, como devem projetar o corpo não paredão e assim por diante.

O esportista comenta que o paredão é muito procurado pelos pequenos. Durante a semana, cerca de 40 crianças fazem a escalada. No final de semana, quando a praia está ainda mais cheia, o número sobe para cerca de 100 por tarde. A escalada é gratuita e as crianças podem subir das 14h às 18h.

Para participar da brincadeira, a criança não pode estar molhada e nem ter menos de cinco anos. O instrutor sempre auxilia as crianças antes e depois de estarem no paredão. “Peço para prestarem a atenção, analisar as pedras e os movimentos para só depois subirem”, explica. Ele também consegue observar se uma criança tem propensão a aprender o esporte só de olhar elas subirem. “Olhando as crianças subindo o paredão percebo se a criança tem facilidade e jeito para encarar o esporte”, comenta Adão.



Escalando para a cidadania

Há oito anos que Adão Pimental pratica o esporte. Ele já escalou na Suíça, Inglaterra e na Itália, porém o lugar mais difícil que ele considera para praticar o esporte é em Mariscal, Porto belo, litoral catarinense.”Faz oito anos que eu escalo aquela pedra e ela continua sendo difícil para mim”, avaliou Adão.

Para transformar a escalada em mais que um esporte, Adão, que é formado em Ciências Políticas e está cursando Sociologia na universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), montou um projeto “Escalando para a cidadania”. O projeto leva o esporte à comunidade carente, para aulas da rede municipal de ensino e para crianças especiais. “Sempre que realizamos o projeto, alugamos um paredão, que não é barato, e anunciamos o evento em jornais, rádios e revistas locais”, explica. A divulgação também é feita na página da associação de Escalada e Montanhismo de Balneário Camboriú (AEMBC) no Facebook.


Adão pensa em difundir cada vez mais o esporte em Balneário Camboriú para isso apresentou o projeto “Caminhando para a cidadania” à administração municipal. A ideia é que Balneário Camboriú seja o primeiro município do sul do Brasil a oferecer a escalada aos alunos da rede municipal de ensino. Adão espera uma resposta positiva da prefeitura para iniciar o projeto.

Enquanto isso, Adão segue fazendo suas ações e quem quiser ajudar a levar esta ideia para o alto pode entrar em contato pelo telefone 47 9998-1198 ou pelo e-mail adaopimentel@hotmail.com.com



O que é o Balneário Camboriú Summer

O “Balneário Camboriú Summer” é uma plataforma integrada de comunicação criada pelo Grupo RIC com o objetivo de ampliar a visibilidade da cidade em âmbito nacional, impulsionar os investimentos em turismo, além de proporcionar lazer, cultura e atividades esportivas a turistas e moradores que frequentam Balneário Camboriú na temporada de verão. O evento é realizado pela RIC TV Record apoio da cerveja Colônia, TVA, Marina Towers Beach Resort, Atlântico Shopping, Unimed e da prefeitura de Balneário Camboriú.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário