CAMPER SE APROXIMA DE ITAJAÍ PARA TERMINAR AVENTURA MAIS DIFÍCIL DA VOLVO OCEAN RACE

Equipe espanhola/neozelandesa completará nesta terça-feira 30 dias de velejada pelos mares do sul.


Itajaí (SC) - O Camper se aproxima de Itajaí após 30 dias de regata desde Auckland, na Noza Zelândia. A aventura teve direito a parada de seis dias no Chile para resolver danos estruturais e foi a maior que as demais equipes que disputam a principal regata oceânica do planeta. Por causa desse 'pit stop', o barco navegou 17 mil quilômetros. O Puma, vencedor da quinta perna sem nenhuma parada, fez o trajeto de 12 mil quilômetros em 19 dias.

O barco de bandeira espanhola/neozelandesa poderia aparecer mais cedo no litoral catarinense, mas o final da quinta etapa reserva mais algumas horas de pouco vento e ansiedade para a equipe vermelha. A previsão da organização é que o time chegue no final da manhã desta terça-feira (17).

"Espero que o Camper tenha sorte e consiga sair dessa área sem vento. Tem um pequeno 'sopro' mais adiante", explica o timoneiro Tony Rae. Três embarcações já estão na Vila da Regata desde a semana passada e também sofreram com esse apagão de vento nas águas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Camper e sua equipe de terra terão de correr contra o tempo para a DHL Regata do Porto de Itajaí, marcada para o sábado, já que há pouco tempo para descanso e últimos testes. "Nós sabemos que as coisas serão muito corridas no Brasil. Por isso, a ideia é aproveitar bem todo o tempo em terra e recarregar as energias. Estamos realmente muito animados em voltar a correr novamente", projeta o timoneiro.

O chefe da equipe de terra Neil Cox está animado com a Parada de Itajaí. Segundo o integrante do Camper, a estrutura montada no Centreventos é ideal para manutenção dos veleiros. "A organização está de parabéns, teremos espaço e condições de fazer todo o trabalho necessário com rapidez. Outra coisa que me anima é que o clima da cidade é parecido com o da Austrália, minha terra", conta.

O Abu Dhabi também deve chegar nessa semana na cidade catarinense. O barco está a bordo de um navio cargueiro e os responsáveis pela logistica de transporte indicam que os árabes poderão iniciar os trabalhos na embarcação a partir de quarta-feira (18).

Todos na água - Em Itajaí, as três primeiras equipes trabalham diariamente para corrigir os últimos erros antes dos treinos e da Regata do Porto. O Puma foi o primeiro a colocar seu barco de volta na água. "Nossa carga de trabalho foi constante e conseguimos fazer os reparos necessários. Faltam apenas os detalhes finais", relata Tim Hacket, chefe da equipe de terra do borco norte-americano.

Nesta segunda-feira (16), o Telefónica liderado por Horácio Carabelli fez o procedimento. Antes de colocar o veleiro na água, a equipe espanhola fez as pesagens e medições oficiais da Volvo Ocean Race. "O primeiro passo é velejar um pouco e testar. Como foi tudo foi tirado do barco, a tripulação precisa verificar os detalhes estruturais, o sistema de quilha, o mastro, a parte de eletrônica e outros pontos. É um check list completo", afirma Horácio Carabelli, diretor técnico do Telefónica. Os espanhóis colocaram uma nova estrutura no casco em uma parada numa ilhota do Cabo Horn, ajustaram a estrutura em Santa Catarina e agora precisam verificar se a peça está bem instalada. 

O Telefónica receberá, também, o reforço de Joca Signorini. O brasileiro volta ao trabalho nesta segunda-feira. O velejador ficou uma semana na Suécia após o fim da quinta perna para rever a filha recém-nascida (Sandra) e a esposa Lotta.

O Groupama não perdeu tempo e já testou o novo mastro que chegou da Holanda. 
"Hoje é um grande dia para nós", admite o chefe da equipe de terra, Ben Wright. O time francês perdeu o principal equipamento do veleiro na subida do Oceano Atlântico, quando liderava a quinta perna. "Há um monte de detalhes para checar, mas estamos certos de que o procedimento foi executado perfeitamente e nos dará timing para treinar e competir a Regata do Porto. Nós precisamos fazer tudo correto e de maneira tranquila, evitando assim problemas de emergência".

Classificação -
1º - Telefónica (Iker Martínez) - 147 pontos
2º - Groupama (Franck Cammas) - 127 pontos
3º - Puma (Ken Read) - 113 pontos 
4º - Camper (Chris Nicholson) - 104 pontos *
5º - Abu Dhabi (Ian Walker) - 55 pontos
6º - Team Sanya (Mike Sanderson) - 25 pontos

* Barco ainda na regata e, quando completar a etapa, ganhará mais 15 pontos 

Convidado especial no Ciclo de Palestras - Amyr Klink defenderá a sustentabilidade como elemento de competitividade na noite desta terça-feira, em uma das palestras mais aguardadas do Ciclo Stopover Univali. O evento oferece entrada gratuita e certificados para acadêmicos. O encontro ocorre no auditório da Vila da Regata da Volvo Ocean Race.

O velejador é conhecido por realizar a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul e por mais de 15 viagens à Antártica. Suas aventuras renderam livros que tornaram-se best sellers, como: Cem Dias entre o Céu e o Mar; Parati, Entre Dois Pólos; Mar sem Fim; e Linha D’água. O velejador também é um dos sócios-fundadores do Museu do Mar, de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

No dia 18, é a vez do velejador Vilfredo Schürmann palestrar no evento. O navegador falará sobre sustentabilidade e meio ambiente. Já, no dia 19, ocorrem duas atividades: às 17h, haverá mesa-redonda sobre desenvolvimento humano, com levantamento sobre a evolução de Itajaí desde a Eco92. Participam do debate representantes da Secretaria do Bem-Estar Social, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), dos Direitos Humanos de Itajaí, da Associação Empresarial de Itajaí, do Conselho Municipal de Assistência Social e de ONGs diversas.

Na sequência, às 18h30, terá início a palestra com o senador Delcídio Amaral Gomes, que falará sobre proposta de novo modelo econômico e social para o Brasil. No encerramento do evento, dia 20, às 18h30, ocorre um mini fórum sobre oceanos com Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race; Roberto Vámus, da Surf Rider Foudation; João Parrinha, da Skeleton Sea; Jacqui Smith, coordenadora do projeto Keep the Ocean Clean; e José Angel Perez, pesquisador do curso de Oceanografia da Univali.

Programação - 17/04 (terça) 
14h às 22 h - Funcionamento da Vila da Regata
14h às 17h - Visitação Monitorada
14h às 22h - Feira Náutica Show Brasil
18h30 às 20h - Fórum Stopover Univali - "Sustentabilidade como elemento de competitividade" - Amyr Klink - Velejador
20h - Show Palco Vila - Mari Monteiro / Festa do Pinhão (Lages)




Nenhum comentário:

Postar um comentário