Cerca de 70 pessoas participaram de debate na tarde de hoje, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú




A reunião organizada pelos vereadores Thiago Morastoni (PT), de Itajaí, e Roberto de Souza Junior (PMDB), de Balneário Camboriú, em conjunto com o Núcleo de Entretenimento de Balneário Camboriú e Região, contou com a presença de aproximadamente 70 representantes dos poderes públicos e iniciativa privada dos dois municípios e também de Camboriú, para discutir atos de prevenção a tragédias como o incêndio ocorrido em uma casa noturna da cidade de Santa Maria (RS), que já tirou quase 240 vidas. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (05), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, e definiu que uma comissão será formada para traçar diretrizes que busquem prevenir episódios como o ocorrido no interior gaúcho aqui na região do Litoral Norte de Santa Catarina, considerada polo de eventos nacionais e internacionais.


Thiago Morastoni destacou aos presentes a importância do debate, para que novas medidas de segurança sejam tomadas e as leis passem a ser cumpridas com maior rigor. “O objetivo é a prevenção. É levar tranquilidade para o frequentador das casas noturnas e também de outros locais que recebem grande número de pessoas, como igrejas, hospitais, escolas, cinemas e shopping centers. Isto sem falar dos familiares que estão em casa, preocupados”, lembra o vereador.


Roberto Junior, que tomou a iniciativa do debate, disse que o evento foi extremamente proveitoso e que o próximo passo será formar uma comissão para traçar diretrizes na prevenção de tragédias em nossa região. “Vamos convidar representantes dos municípios, polícias, casas noturnas e demais estabelecimentos que recebem grande número de pessoas, além de associações, Ministério Público, OAB, entre outras entidades, para que possamos traçar medidas para dar maior segurança aos cidadãos”, destaca o parlamentar, lembrando que já recebeu denúncias de locais que estariam abertos irregularmente e repassou às autoridades presentes.


Alvarás, treinamento e selo

Além da formação da comissão, foi proposta a possibilidade de haver uma data em comum para o pagamento e vigência dos diferentes alvarás necessários para a abertura e funcionamento dos estabelecimentos. Outro ponto importante discutido foi tornar obrigatório, através de legislação, o treinamento e capacitação continuada aos funcionários de casas noturnas, para que saibam como agir em situações de emergência. Ainda se levantou a ideia da confecção e exposição de um selo nos estabelecimentos que estiverem em dia com todas as normas de segurança.



                                                               Foto: Marcelo Roggia


Estiveram presentes na reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura e Câmara de Vereadores dos dois municípios. Destaque para as presenças do tenente-coronel Marcello Martinez, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú; tenente-coronel Walter Ferreira Póvoas Jr., comandante do 13º Batalhão dos Bombeiros Militares de Balneário Camboriú; Magali Ignácio, delegada regional de Balneário Camboriú; Rui Garcia, delegado regional de Itajaí; Susi Bellini, secretária de Segurança de Itajaí; e Everlei Pereira, coordenador da Defesa Civil de Itajaí.




Nenhum comentário:

Postar um comentário