SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ PODEM SER DIÁRIAS









Essa é a proposta do vereador Clayton Batschauer (PR). O requerimento para que a casa estude a viabilidade de implantar sessões de segunda a sexta-feira deve ser votado ainda hoje.



Na sessão desta quinta-feira os vereadores devem votar o requerimento 004/2013, do vereador Clayton Batschauer (PR). O assunto é polêmico. Clayton pede à direção da casa que faça um estudo de viabilidade para que as sessões da Câmara sejam de segunda a sexta-feira. “Com o aumento de 12 para 21 vereadores precisamos de tempo para a manifestação dos colegas na tribuna, o que garante a discussão saudável e democrática dos temas importantes para o desenvolvimento da cidade”, ressalta Batschauer.


A ideia do vereador é que as atuais sessões de terça e quinta-feira sejam mantidas para as votações dos projetos, requerimentos e proposições. Além dessas, Clayton Batschauer quer sessões não deliberativas nas segundas, quartas e sextas-feiras. “O vereador precisa parlar, discutir e apresentar argumentos sobre os assuntos que tramitam na Câmara e é preciso tempo apropriado para estas discussões”, reforça o vereador.


O requerimento de Clayton Batschauer sugere a inclusão da mudança por meio de emenda na Lei Orgânica do Município e a correspondente adequação do Regimento Interno com o maior número de sessões possíveis. “Tenho certeza de que essa medida irá aprofundar as discussões e definições dessa casa legislativa”, conclui Clayton que ressalva ainda que a medida não incide em maior remuneração para os vereadores. “É mais trabalho, como espera a população e para o qual fomos eleitos!”, defende.


No Senado Federal essas sessões não deliberativas nas segundas e sextas já existem desde 1995. Na Câmara dos Deputados a ideia também foi aprovada. Com essa possibilidade também na Câmara de Vereadores de Itajaí a comunidade ganha mais chances de acompanhar os discursos e posturas do vereador em quem votou. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário