Reunião entre poderes públicos e iniciativa privada para a prevenção de tragédias





Representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú estarão reunidos nesta terça-feira (05), às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, para discutir atos de prevenção a tragédias como o incêndio ocorrido em uma casa noturna da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que tirou mais de 230 vidas. O triste episódio serve de alerta para saber as reais condições de segurança em locais de grande circulação de pessoas aqui na região do Litoral Norte de Santa Catarina, considerada um polo de eventos nacionais e internacionais. O encontro é organizado pelos vereadores Roberto de Souza Junior (PMDB), de Balneário Camboriú, e Thiago Morastoni (PT), de Itajaí, em conjunto com o Núcleo de Entretenimento de Balneário Camboriú e Região.




A expectativa é que cerca de 30 pessoas participem do debate, que vai levantar temas como a criação de um Cadastro Municipal de Casas Noturnas; o controle efetivo da capacidade de público nos estabelecimentos que recebem grande número de pessoas; o cumprimento de medidas e prazos para a liberação de alvarás; a viabilidade de uma padronização dos sistemas de segurança; a capacitação dos funcionários dos estabelecimentos para atendimentos de emergência; e a criação de uma comissão de acompanhamento dessas ações.




Thiago Morastoni espera que a iniciativa resulte numa fiscalização mais intensa e, principalmente, no cumprimento das leis. “As aglomerações de pessoas são comuns em casas noturnas, igrejas, hospitais, cinemas, shopping centers, ginásios de esportes e até em estádios. Se as normas de segurança forem obedecidas, as pessoas que frequentam esses locais estarão mais seguras e os familiares que estão em casa poderão dormir mais tranquilos”, destaca o vereador de Itajaí.





Nenhum comentário:

Postar um comentário