Vereadores aprovam alterações em Lei Orgânica que mudam questões do transporte público em Itajaí






Importantes alterações na Lei Orgânica do município relacionadas ao transporte público foram aprovadas em segunda votação na Câmara de Vereadores de Itajaí na noite de terça-feira, dia 27. Os oito vereadores presentes foram favoráveis as emendas encaminhadas pela Comissão Especial de Transporte Público da Câmara, presidida pelo vereador Marcelo Werner, do PCdoB. 


Dentre as mudanças mais significativas está o processo para os aumentos da tarifa paga pelo usuário. A emenda regulamenta que a alteração de valores terá que passar pelo crivo dos vereadores antes de ser majorada pelo prefeito. Para Marcelo Werner, esta é uma forma de dar maior transparência ao trâmite, permitindo que a população acompanhe e participe do debate sobre o aumento.


Já o número de empresas com a concessão do serviço também será alterado conforme o crescimento populacional de Itajaí. A proposta prevê que quando o município atingir 220 mil habitantes o serviço será dividida em duas regiões, atendidas por empresas diferentes.


Outra sugestão de emenda acatada pelos vereadores é a regulamentação de transportes alternativos, como vans e micro ônibus. Serão licitadas rotas para regiões que a empresa detentora da concessão não tiver interesse em atender ou não tiver veículos adequados para circular. Desta forma, o problema crônico de falta de itinerários em locais mais afastados da região central poderá ser sanado.


Segundo Marcelo Werner, a aprovação da emenda foi uma vitória da população, pois busca atender reivindicações da comunidade apuradas durante o trabalho da Comissão. “São questões que há décadas estavam cristalizadas e que precisavam ser mudadas para que o transporte público no município tenha maior transparência e atenda melhor a população. Demos um passo importante aprovando esta emenda”, destaca. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário