Balcão da Cidadania completa três anos de atividades


Nesta sexta-feira, 30 de março, o Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) completa três anos de atividades com 49.331 pessoas atendidas. Além da emissão da Carteira de Trabalho e encaminhamento para outros documentos, o Balcão oferece assessoria jurídica gratuita e encaminhamento para o mercado de trabalho.


Quando iniciaram as atividades, em 2009, o Balcão oferecia certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, Carteira de Identidade, CPF e encaminhamento de pais postulantes a adoção. “Ainda no primeiro ano incluímos assessoria jurídica e encaminhamento para empregos. Na sequência, diante da necessidade e da demora para a emissão da Carteira de Trabalho, firmamos um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e nos tornamos um pólo oficial para a emissão deste documento em Itajaí”, conta Carlos Cruz, diretor do Balcão da Cidadania.


O presidente da CVI, vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM), destaca a importância do Balcão da Cidadania para aproximar a população da Câmara. “Iniciamos o Balcão num espaço improvisado e em pouco tempo reestruturamos a entrada do prédio para receber nossos cidadãos com o conforto e a eficiência que merecem”, conta o presidente que complementa: “Hoje o Balcão da Cidadania é o cartão de visitas da Câmara e com ele conseguimos atingir o objetivo de oferecer diversos serviços à comunidade e principalmente de aproximá-la desta casa, tornando-a efetivamente a Casa do Povo”, concluiu. 

O sucesso do projeto se traduz em números: em 2009 o balcão realizou 9.183 atendimentos, destes 596 pessoas foram encaminhadas para empregos e 682 Carteiras de Trabalho foram emitidas. Em 2010 foram 17.856 atendimentos, em 2011 foram 18.428 pessoas atendidas. Já nos primeiros três meses deste ano, 3.864 pessoas já passaram pelo Balcão. 

É importante ressaltar, que em função da falta de acesso ao sistema nacional, no Ministério do Trabalho em Itajaí, a emissão da Carteira de Trabalho está suspensa desde o início desta semana, mas que logo resolvido este entrave técnico o documento voltará a ser confeccionado pela CVI normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário