Fórum Municipal debate ações da Defesa Civil na Câmara de Vereadores de Itajaí




Foto:   Davi Spuldaro/CVI



Aconteceu na última sexta-feira, dia 21, a segunda edição do Fórum Municipal da Defesa Civil, na Câmara de Vereadores de Itajaí. O Fórum teve como principal objetivo debater quais as ações do município e de outros órgãos relacionados ao tema para a diminuição dos impactos das enchentes em Itajaí. O debate girou em torno das atividades realizadas nos últimos 12 meses e qual as medidas serão realizadas até o próximo Fórum, em setembro do ano que vem, como regulamenta a Lei.



O debate foi presidido pelo vereador Marcelo Werner, do PCdoB, autor da Lei Municipal nº 5860 que instituiu o Fórum no ano passado. Além de Werner, os vereadores Maurílio Moraes, Paulinho Amândio e Susi Bellini também participaram do evento. Dentre as autoridades convidadas, fizeram parte da mesa representantes da Famai, Semasa, Porto de Itajaí, Prefeitura Municipal, Secretaria de Obras, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.



Entre os presente foi unanime a opinião de que a realização do Fórum é importante para manter o assunto em evidência, e não apenas quando a cidade está sendo afetada por uma enchente. Após uma breve fala de todos que compuseram a mesa, o coordenado da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira apresentou as ações que o órgão desenvolveu no último ano.



Após uma explanação sobre as atividades de prevenção que a Defesa Civil implementou desde a última enchente, em 2011, Pereira apresentou falou de ações futuras que serão realizadas no município, como um investimento de R$100 milhões do Governo do Estado para a cotenção das cheias e um grupo de estudos para análise de onde serão gastos estes recursos.



Na sequência, a palavra foi aberta para a comunidade presente no plenário, que esclareceu dúvidas com relação as informações apresentadas e também deu o seu ponto de vista sobre os problemas de enchentes em Itajaí. Após as respostas e considerações finais, a sessão foi encerrada.



“Encerramos com a certeza de que os objetivos do Fórum, previstos na Lei, foram cumpridos. Foi uma forma de dar transparência aos atos do Executivo e do Legislativo sobre este tema tão relevante para a nossa cidade. Precisamos acompanhar o que está sendo feito e o que está programado para o combate de enchentes, não apenas quando a cidade é afetada pelas cheias”, acredita Marcelo. 



Werner também conta que a Câmara de Vereadores de Itajaí tem desenvolvido um trabalho com a Defesa Civil, acompanhando mensalmente as ações do órgão e auxiliando quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário