Pintas, cuidado com o verão





Dra. Ana Paula Scremin


A estação mais quente do ano está se aproximando e com a chegada do calor é comum o aumento da exposição ao sol. Mas, o que muitos amantes do verão não sabem, é que o efeito do sol é cumulativo na pele e pode agravar alguns problemas, como por exemplo, os sinais.


As pintas são lesões de pele muito comuns, que surgem em varias partes do corpo. O problema é que algumas delas além de incomodar esteticamente podem se transformar em doenças mais graves como o câncer.


Segundo a médica dermatologista Dra. Ana Paula Scremin, por este motivo é importante que os pacientes que possuem pintas ou manchas, façam uma avaliação dermatológica antes do verão.


“Alguns cuidados são essenciais neste período, por isso é fundamental um acompanhamento, principalmente se o nevo, como também é chamado a pinta, mudar de cor e tamanho. As manchas também merecem atenção redobrada”, alerta Dra. Ana Paula.


A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) alerta que variações como a mudança de cor, de tamanho e de forma são preocupantes e exigem um diagnóstico mais preciso.


Para Dra. Scremim, toda mudança deve ser comunicada ao médico dermatologista, porque pode evoluir para uma doença mais grave. A médica ainda afirma que o câncer de pele tem tratamento cirúrgico e que a cura pode chegar a 100%, dependendo do caso. “Quanto mais cedo diagnosticamos a doença, mais eficaz será o tratamento”, finaliza a médica.






Enviado por:  Elizângela Cardoso









Nenhum comentário:

Postar um comentário