AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE TRABALHOS DE PREVENÇÃO DA DEFESA CIVIL EM ITAJAÍ



A segunda audiência pública do Fórum Municipal da Defesa Civil, que aconteceu na sexta-feira (21) na Câmara de Vereadores de Itajaí, destacou a importância da prevenção e da informação para minimizar as consequências das cheias.



O Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, relatou que o órgão passou por um período de reestruturação. Foram contratados 10 agentes de defesa civil efetivos, reavaliadas as ações após o desastre de setembro 2011, finalizado o Plano de Contingência, realizados os mapeamentos de inundação e das áreas de risco de escorregamento de solo, e investido em tecnologia para informações e educação para prevenção.










A reformulação no site da Defesa Civil é uma ação que se destaca na parte da tecnologia da informação. No endereço eletrônicohttp://defesacivil.itajai.sc.gov.br é possível conferir a telemetria, sistema de monitoramento de oito pontos da bacia hidrográfica de Itajaí que é atualizado automaticamente a cada 10 minutos. Já para quem não tem acesso a internet pode solicitar informações pelo telefone 199, que teve a quantidade de linhas ampliadas.



Com a contratação dos servidores efetivos foi possível colocar em prática o Projeto Defesa Civil na Escola. As atividades são realizadas em três etapas, e capacitam as crianças com palestras, fazem exercícios de evacuação das escolas e ainda irá formar agentes mirins de defesa civil. Os trabalhos acontecem em 42 unidades de ensino e atingem 3580 alunos.



Além disso, o Projeto Comunidade Mais Segura também capacita a comunidade com palestras e simulações para auxiliar o órgão nas ações em caso de eventos adversos. O primeiro encontro aconteceu em 12 setembro deste ano, no Limoeiro, e teve apoio da Defesa Civil de Brusque.



A Audiência Pública do Fórum Municipal da Defesa Civil de Itajaí foi criada pela lei 5260/2011 e tem como objetivo discutir anualmente as ações realizadas nos últimos 12 meses e as que devem ser feitas no próximo ano pelo órgão municipal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário