Câmara reduz emissão de poluentes pelo terceiro ano consecutivo





                                                     Legislativo de Itajaí é pioneiro na ação









A Câmara de Vereadores de Itajaí amadureceu para o verde. Ontem (11), os coordenadores do Viveiro Fazenda Nativa, Alex Rocha e Lucimara Guzatti, estiveram no plenário para a divulgação dos “novos ares” referentes ao Programa de Neutralização de Carbono adotado pelo presidente da Casa, Luiz Carlos Pissetti (DEM), no início de seu mandato. O resultado: poluição reduzida.



No caso da Câmara o estudo, que segue metodologia internacional de pesquisa, mede o consumo de energia elétrica, combustível e papel. Em 2011, a instituição comandada por Pissetti quebrou mais um recorde que diminuiu a emissão de gás carbônico (CO²). Os números mais animadores são movidos pela frota de veículos, que substituiu gasolina por álcool, combustível que não polui o meio ambiente.



Desde 2009 a Casa de Leis desenvolve o Programa que, ao final de cada ciclo, realiza o plantio de árvores nativas como medida compensatória. No primeiro ano os cálculos apontaram para a plantação de 250 mudas, hoje, com a queda positiva dos índices, devem ser plantadas 94. De acordo com os especialistas, as medidas de neutralização funcionam como um paliativo enquanto se buscam alternativas para a diminuição do dano na fonte geradora.



“Muito se fala em cada um fazer a sua parte, e a nossa Câmara foi do discurso à prática (...) quando decidi abraçar essa causa eu tinha certeza do sucesso nos resultados, é um exemplo a ser dado a toda a sociedade, limpa a consciência”, disse Pissetti, que é autor de Projetos como o que inseriu Itajaí no mercado mundial de Créditos de Carbono e pela implantação da Usina Verde, que transformaria lixo em energia.



Nova Câmara, nova meta



Apesar do sucesso na redução de emissão de poluentes, o gráfico desfavorável é o do consumo de energia, que cresceu durante todo período. Pissetti explica que a ampliação dos serviços da Câmara colaborou para o fato, mas não o justifica. “A Câmara foi além de suas atribuições, hoje temos o Balcão da Cidadania que atende o povo, temos uma TV, e tem dias que estamos abertos por mais de 12 horas”, argumenta.



O presidente do Legislativo garante que está seguro da nova meta de diminuição e apontou a nova sede da Casa de Leis como peça fundamental no processo. “Ainda este ano vamos nos mudar para um prédio moderno, pensado ecologicamente, com áreas verdes, instalações elétricas de ponta, condicionadores de ar econômicos e aproveitamento de luz solar, uma obra inteligente”, conclui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário