Programa Acolhimento aos Cidadãos é apresentado pelo Vereador Giovani Felix





Data: 17/03/2013

Itajaí - O Vereador Giovani Felix apresentou o projeto de lei que institui o Programa de Acolhimento aos Cidadãos no sistema municipal de saúde de Itajaí. Essa iniciativa parlamentar objetiva a formalização deste programa para assegurar a continuidade das ações, independente das mudanças político-institucionais. “É necessário entender que a pessoa que procura o serviço de saúde tem medos, anseios e angústias. Dar atenção e carinho para esse cidadão resgatando a cidadania é um dos princípios dessa proposta”. 

Um dos objetivos é o de conceber e implantar novas iniciativas de humanização e acolhimento na rede municipal de saúde, que venham a beneficiar os usuários e os profissionais de saúde. Tal questão é tão importante que algumas faculdades de Medicina têm adotado novos métodos de ensino-aprendizagem, baseados em uma visão mais humanista da prática médica. “Para alcançarmos o objetivo proposto temos que melhorar as condições de trabalho na rede pública de saúde, tornando os serviços e as ações mais harmônicas e solidárias, para que os profissionais da área tenham uma boa imagem junto á comunidade”, acredita o legislador.

O projeto também propõe a criação de uma Comissão de Acolhimento em todas as Unidades de Saúde da rede municipal que deve ser composta por dirigentes e trabalhadores e também poderá contar com a participação de voluntários e membros do Conselho Gestor da US. Essa comissão terá a finalidade de contribuir para a transformação e a melhoria das condições de atendimento na unidade, por meio de diversas ações. “Escutar o cidadão, observar e refletir sobre as manifestações da população em relação ao atendimento é fundamental para a criação de vínculos de solidariedade entre os servidores e a população”, confia Giovani.

Para que isso ocorra é necessário fortalecer e articular as iniciativas de humanização existentes na rede pública de saúde com participação em ações que resultem na prevenção da violência social e institucional. Além de estimular a realização de parcerias e intercâmbio de conhecimento e experiências na área da saúde. Também é necessário capacitar os trabalhadores dos serviços municipais para um novo conceito de assistência à saúde, que valorize a vida e a cidadania.

Além de desenvolver uma política de comunicação com os usuários da rede pública municipal de saúde o programa ajudará a difundir a cultura da humanização e do acolhimento na rede pública de serviços e ações de saúde, bem como nos demais serviços vinculados ao sistema municipal de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário