Agenda Cultural

Agenda Cultural
Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí

"“Tati por Inteiro” terá oito exibições gratuitas
Começou no último sábado (02) as exibições da Mostra de Cinema “Tati por Inteiro”, na Sala de Cinema da Biblioteca Central da Univali. A mostra, que faz parte da programação da agenda cultural de março, é uma homenagem ao francês Jacques Tati, considerado o mais original comediante do cinema depois de Charles Chaplin.
A mostra traz os principais títulos de sua filmografia, ancorados na comédia física, com coreografias cômicas que conquistaram públicos de todas as idades. As exibições são gratuitas e seguem até o dia 12 de março, sempre às 19h.
Tati por Inteiro é um projeto do SESC em parceira com a Embaixada da França e Cultures France, para promover a obra cinematográfica do ator e roteirista Jacques Tati.

Confira a programação completa:

Dia 04 - Segunda feira
 “Tempo de Diversão” (Playtime)
Classificação etária: Livre
Saiba mais: Um grupo de mulheres norte-americanas organiza uma viagem turística cujo programa inclui uma capital por dia. Chegando a Paris, elas notam que o aeroporto é exatamente o mesmo que tinham acabado de deixar em Roma, as estradas são as mesmas de Hamburgo e a iluminação pública é estranhamente semelhante à de Nova York. Misture essa estranha situação com as trapalhadas do Sr. Hulot e a confusão estará formada.

Dia 05 - Terça feira
“Meu Tio” (Mon Ocle)
Classificação etária: Livre
Saiba mais: O Sr. Hulot vai passar um tempo na casa de sua irmã para ajudar a cuidar do sobrinho. Logo ele se vê às voltas com uma casa repleta de utensílios automáticos e arquitetura futurista pouco funcional, mas vistosa aos olhos da sociedade de consumo. A dificuldade de adaptação cria situações cômicas e insólitas.

Dia 06 - Quarta feira
“Carrossel da Esperança” (Jou de Fetê)
Classificação etária: Livre
Saiba mais: Uma vez por ano, uma feira traz para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio trabalhar mais rápido.

Dia 07 - Quinta feira
“As Férias do Sr. Hulot” (Les vacances de Moseir Hulot)
Classificação etária: Livre
Saiba mais: O atrapalhado Sr. Hulot vai passar as férias em um hotel de veraneio onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas. Mesmo causando agitação na rotina dos demais hóspedes, ele consegue fazer amizades e conquistar a simpatia de todos.

Dia 08 - Sexta feira
 “As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco” (Trafic)
Classificação etária: Livre
Saiba mais: Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Ele toma a direção do veículo, seguido por uma jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é interrompida por uma série de problemas. São tantas as confusões, que o carro chega tarde à exposição.

Dia 11 - Segunda feira
“Parada” (Parade)
Classificação etária: Livre
Saiba mais: O filme mostra as aventuras de duas crianças por detrás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.

Dia 12 - Terça feira
Para encerrar a mostra, serão exibidos quatro curtas:
“Cuida da Tua Esquerda” (Soigne ton Gauche): Tati interpreta um pacato e sonhador habitante de uma cidadezinha francesa, que sonha em ser lutador de boxe. Surpreendido um dia ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. Este foi o primeiro filme protagonizado por Jacques Tati.
“A Escola dos Carteiros” (L´École des facteurs): Rapidez e eficiência: essa é a informação que todo carteiro recebe. Numa pequena agência dos correios de um povoado, três carteiros atolados pelas ordens de seu superior fazem a divisão das cartas. Um deles, depois de ter as primeiras orientações de carteiro, arma a maior confusão em seu novo emprego.
“Curso Noturno” (Cours du Soir): O filme apresenta vários números clássicos de Jacques Tati. Nele, o diretor ministra um curso para executivos de uma grande empresa aplicando seu arguto senso de observação também com relação a si mesmo.
 “Seguindo os Passos do Sr. Hulot” (Tati Sur Les Pás de Monsieur Hulot): Dirigido por sua filha, Sophie, o documentário faz um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções".

Nenhum comentário:

Postar um comentário