Divulgado o resultado do 2º Concurso de Poesia Portonave



A divulgação do livro vencedor do 2º Concurso de Poesia Portonave aconteceu nesta véspera de Natal, 24 de dezembro, pelo Instituto Caracol e pela Portonave. A obra vencedora foi “Poesia para servir com chá”, da escritora Patrícia Souza. A autora é natural de Brusque. Patrícia é uma profissional da comunicação, radialista, atriz integrante da Cia Jogral e produtora de áudios. Como prêmio, a vencedora vai receber a publicação de um livro com tiragem de 300 exemplares. A intenção do concurso é mapear a nova poesia catarinense e proporcionar a circulação do livro. A publicação e a premiação deverão acontecer no início de março com a entrega do livro para Patrícia Souza.


A obra “Poesia para servir com chá”, segundo o coordenador do concurso, o escritor Cristiano Moreira, do Instituto Caracol, foi escolhida por trazer poemas com uma leveza que atrai o leitor para o mundo inventado pela linguagem. “Essas características, semelhantes aos poemas curtos de Paulo Leminski, funcionam muito bem, tanto para leitores experientes, quanto para incentivar novos leitores. Como a principal característica do Concurso é promover a formação de leitores, acreditamos que o livro cumprirá as metas que foram planejadas para o concurso”, acrescentou Moreira.


O concurso de Poesia Portonave foi criado para promover a leitura e produção de poesia no Estado. A cada edição, um poeta de Santa Catarina é homenageado. Na primeira, em 2011 foi o poeta Vicente Cechelero natural de Ascurra. O escritor Cechelero faleceu em 2000 e foi sepultado em Navegantes. Nesta segunda edição, o poeta que recebeu homenagens foi o itajaiense Marcos Konder Reis, que faleceu aos 78 anos, no ano de 2001. “A ideia de lembrar os poetas é colocar em circulação os poemas desses escritores, muitas vezes esquecidos pelos leitores”, enfatizou Moreira.



O 2º Concurso de Poesia da Portonave foi divulgado em todo o Estado, no início deste ano de 2013. Ao todo, 15 participantes enviaram seus materiais. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por mediadores de leitura do próprio Instituto Caracol.



Alguns poemas de Patrícia Souza, vencedora do 2º Concurso de Poesia Portonave:





1- Lápis de cor

Pousa suave em meu peito a esperança

Ri feito criança

Conta que a ponta do lápis é feliz

Na folha branca e indefesa

Desenha com leveza

As travessuras que o menino quis.



2- Relógio



Meu tempo é curto

Tic tac tic tac

Por isso não paro, curto.



3- Guarda-chuva



Meu guarda-chuva tem medo de chuva

Fica assombrado

Achando que ficara resfriado

Pobre coitado.



4- Extravaso



Meu riso fala alto demais

Às vezes grita que até assusta

Mas não olha pra trás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário