CONTÉM CULTURA- Etapa cidades portuárias se despede de Itapoá e parte para São Francisco do Sul



Mais uma cidade do litoral catarinense vai sentir saudade do programa CONTÉM CULTURA - Etapa cidades portuárias. É Itapoá, que desde o dia 4 de dezembro respirou cultura e arte. Durante as três semanas, mais de 1.300 pessoas, entre os alunos das escolas municipais, os turistas e moradores participaram de muitas atividades na biblioteca volante, que ficou instalada na Avenida Beira Mar III, ao lado da pista de skate. Alguns colégios também receberam a visita dos monitores do Instituto Caracol.






No contêiner, as crianças e adultos participaram de oficinas de cartonaria, audiovisual, pau de chuva, pinhole (fotografia na lata), rodas de contação de histórias, exibição de filmes, guias de leitura, oficinas, workshop de palhaços e palestras sobre saúde e educação ambiental com foco na sustentabilidade e sobre o que é Cultura. Nas escolas, o trabalho também foi executado e surpreendeu os professores e estudantes, com trabalhos voltados ao incentivo da leitura. Para o coordenador do projeto em Itapoá, Daniel Vasconcelos, o amor e interesse pela leitura é o que mais chamou a atenção. " Temos que acabar com o mito de que brasileiro não gosta de ler. Pelo contrário, todos amam a leitura, cada um da sua forma, porém ama. Precisamos de mais projetos de incentivo à leitura, igual ao Contém Cultura, porque o brasileiro gosta e quer consumir livros".







Outro momento especial que marcou a passagem do projeto em Itapoá foi o encontro com artistas locais, produtores e representantes da secretaria de cultura do município, que puderam assistir uma palestra sobre economia da cultura, ministrada pelo coordenador do Instituto Caracol, Cristiano Moreira. No evento do dia 17/12, foram discutidas questões sobre a construção de políticas públicas em prol da cultura na cidade, forma de captar recursos para investir no setor, orientações que devem ajudar a cidade que passa por um processo de desenvolvimento cultural.




Nos últimos dias ,outras atrações movimentaram o contêiner. Além de atividades voltadas à literatura, no dia 18, mais de 20 pessoas participaram da palestra com o advogado Fernando Mangold, especialista em direito digital. Os temas discutidos foram: como usar a internet com segurança? Como se faz uma compra segura na Internet? Os riscos e curiosidades nas redes sociais e como funcionam? E como o Google e o Facebook sobrevivem financeiramente? E no dia 20, o Contém Cuidado recebeu a massoterapeuta Sully Leal, que falou dos benefícios da massoterapia e dicas de uma alimentação saudável. Depois da teoria, todos os participantes saíram relaxados do contêiner.





As atividades desenvolvidas nas cidades de Imbituba, Navegantes, Itajaí e Itapoá fazem parte do Programa Contém Cultura – Etapa Cidades Portuárias do Instituto Caracol e conta com patrocínio do Funcultural e da Portonave, através Lei Rouanet. Agora, o programa segue para a cidade de São Francisco do Sul, onde inicia o trabalho no próximo dia 26 de dezembro, na praia da Enseada, integrando as atividades de verão do município.





O que: Contém Cultura - Etapa Cidades Portuárias


Informações: Daniel Vasconcelos: telefone 9621-1301


Instituto Caracol: 47 3319 1391






MULTIMÍDIA

Assessoria de Imprensa

Juliana Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário