Thiago Morastoni solicita que prédios públicos de Itajaí fiquem rosa no mês de outubro



Parlamentar sugere que a Casa da Cultura Dide Brandão ganhe iluminação especial


O vereador Thiago Morastoni (PT) quer ver os itajaienses engajados com o movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, entidades e administrações públicas. Após reunião com representantes da Associação do Câncer “Amor Próprio” – Uma Luta Pela Vida, o parlamentar fez uma Indicação na Câmara de Vereadores, solicitando ao prefeito Jandir Bellini que alguns prédios públicos do município ganhem iluminação cor-de-rosa, fato que ocorre em várias cidades do país e do exterior no mês de outubro.

Thiago Morastoni destaca que a iniciativa – um pedido da Associação Amor Próprio, de Itajaí – tem o objetivo de fortalecer o movimento na cidade, buscando alertar as mulheres para a importância da prevenção da doença e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das cidadãs itajaienses. “O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas e é preciso investir na prevenção”, ressalta.

O parlamentar até sugere um local público para ganhar a iluminação rosa: a Casa da Cultura Dide Brandão. “O prédio tem a pintura branca, o que facilita para receber as luzes rosas. Além disso, está localizado na rua Hercílio Luz, no coração de Itajaí, onde muitas pessoas circulam diariamente. Mas também temos outros locais como o Centreventos, o Mercado Público e até o Bico do Papagaio, que podem receber a iluminação rosa no mês de outubro”, completa Thiago Morastoni.






Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa começou em 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma entidade norte-americana e distribuído aos participantes de uma corrida, em Nova Iorque. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Inicialmente, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, mas depois surgiram outras ações, como desfiles de moda com mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, entre outros locais, surgiu posteriormente e não há informação oficial de como, quando e onde começou. No Brasil, a primeira iniciativa vista foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002.










Nenhum comentário:

Postar um comentário