Festival de Terno de Reis nesta sexta-feira



Evento se repete sábado (07) no Teatro Municipal de Itajaí

Em comemoração ao Dia de Reis, o Bairro Cordeiros recebe nesta sexta-feira (06), uma apresentação gratuita que contempla resgate e preservação cultural. O 7º Festival Estadual de Terno de Reis, promovido pelo grupo folclórico Cantores da Paz e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, realiza a terceira apresentação gratuita, das quatro que foram programadas para o projeto, na Paróquia São Cristovão, às 20 horas.




E para marcar o encerramento da sétima edição do Festival de Terno de Reis, ainda neste sábado (07), os grupos folclóricos, participantes do projeto, se apresentam no Teatro Municipal de Itajaí, também às 20 horas e com entrada gratuita. Interessados devem retirar os ingressos com antecedência na bilheteria do Teatro Municipal de Itajaí, localizado à Rua Gregório Chaves, 111 – Bairro Fazenda, das 13 às 19 horas até sexta-feira ou no sábado das 17h30 às 19h30.

O 7º Festival de Terno de Reis teve recurso captado pela empresa Seara Alimentos e foi dividido em quatro apresentações. As duas primeiras ocorreram nos dias 05 e 19 de dezembro. Inicialmente, na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Cidade Nova e depois, no Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, no Bairro Itaipava.
O que é Terno de Reis?

O Terno de Reis, ou Folia de Reis, é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal. O folclore é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos, que seguem uma estrela no dia do nascimento do Menino Jesus, 25 de dezembro, levando presentes ao Recém-Nascido. Chegam a Belém no dia 06 de janeiro, data celebrada como o Dia de Reis.




O Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 06 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular, quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.


Informações adicionais:
Assessora de Comunicação da Fundação Cultural, Karoline Gonçalves.
Telefone: (47) 3349-1214 / 3349-1516

Nenhum comentário:

Postar um comentário