Diferentes olhares sobre Itajaí






                                                   Exposição do fotógrafo Marcello Sokal

As diferentes interações físicas e sociais que o povo de Itajaí tem de forma individual ou coletiva tanto no Centro como em meio às variadas belezas naturais da cidade estão retratas na exposição “Enquanto isso, em Itajaí – uma visão poética do cotidiano da cidade”, fotógrafo Marcello Sokal. As 25 imagens em tamanho 60x40cm em papel fotográfico importado impressos com a mais moderna tecnologia, boa parte delas coloridas e todas feitas em película, são “imagens reais”, como destaca o autor, e revelam o dia a dia do município, que completa 153 anos neste próximo sábado, dia 15 de junho.

“É uma homenagem à Itajaí, através de registros do cotidiano, das situações que refletem a vida da cidade, sua gente, locais e atividades que a caracterizam e a tornam única”, explica Marcello Sokal. Os resultados são registros do lado poético desse cotidiano, ressaltando cores, luzes e formas de momentos peculiares, que só o filme fotográfico, sem ajustes digitais, consegue fazer.
Carioca de nascimento, mas radicado em Itajaí há 10 anos, Marcello Sokal considera que o trabalho é fruto desse período de convivência com a cidade onde ele produz, ensina e instiga os jovens a sentirem o prazer da fotografia. “As fotos foram feitas basicamente nos dois últimos anos, quando me dediquei a retratar o dia a dia do itajaiense”, diz o fotógrafo.

A opção pelo uso do filme fotográfico ao invés da tecnologia digital é uma decisão pessoal do autor. “O filme traz uma personalidade própria à captura fotográfica, à deixa diferenciada, com luzes, cores e momentos especiais que prefiro ao digital”, comenta Marcello.

A exposição compõe a programação de reinauguração do Mercado, uma edificação histórica que passou por um processo de restauração nos últimos dois anos e que representa a ligação profunda da população de Itajaí com o mar, especialmente em sua relação com a pesca artesanal.
A exposição recebe apoio e patrocínio da Prefeitura de Itajaí, do Teporti e da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, além do Grupo Viaseg Segurança Privada, da Imagem Itajaí Laboratório Digital e e da Chilicom Design Studio.

As fotos ficarão expostas por um período de 15 dias no Mercado Público de Itajaí. Depois, elas seguem de forma itinerante por toda a cidade até retornar ao “cais do porto”, na Vila da Regata, para a realização da Marejada, em outubro, e fará a recepção da regata Jacques Vabre, em novembro.

Conheça mais o trabalho do fotógrafo Macello Sokal emhttp://www.flickr.com/photos/msokal. Mais informações com o fotógrafo, pelos telefones 47 3045-1375 / 9941-7948, ou com o apoiador Fernando Luiz Diehl, da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, pelo telefone (47) 8805 4691.





Nenhum comentário:

Postar um comentário