Legislativo de Balneário Camboriú é pioneiro na adesão ao GesPública



Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Administração assumiu a coordenação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) em Santa Catarina, para os próximos cinco anos. A posse foi oficializada com a assinatura do Termo de Compromisso pelo secretário de Estado da Administração, Derly Massaud de Anunciação e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

Um dos objetivos da Secretaria de Administração é ampliar o número de adesos e interiorizar o GesPública pelo Estado. Atualmente o programa conta com 15 instituições cadastradas e 50 voluntários ativos. O GesPública, criado pelo Decreto Federal 5.378/2005, foi coordenado em Santa Catarina por empresas públicas. Inicialmente administrado pela Eletrosul Centrais Elétricas S.A e depois em 2008, repassado a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

O programa apoia centenas de órgãos e entidades da administração pública na melhoria de sua capacidade de produzir resultados efetivos para a sociedade. As ações são orientadas pela estratégia fundamental de promoção da excelência dirigida ao cidadão e por um conjunto de princípios, voltados para a qualidade da gestão e dos serviços púbicos. Todo o trabalho técnico de apoio e assessoria fornecido pelo GesPública é gratuito, sem custos para as instituições adesas.

No evento, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foi representada pelo controlador geral, Eduardo Ribeiro, e pelo coordenador geral do Comitê Gestor do programa GesPública na Câmara, Leandro Rodrigues da Silva. “Estamos aguardando a definição do cronograma pela coordenação, para então iniciarmos o uso das ferramentas do processo de melhoria da gestão”, ressalta Eduardo Ribeiro.

O legislativo de Balneário Camboriú é o único que aderiu ao programa dentre as 295 câmaras municipais catarinenses. A meta do presidente vereador Nilson Probst (PMDB), é modernizar o trabalho prestado à população e produzir resultados realmente efetivos e com menor custo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário