Comunidade do Bairro Nossa Senhora das Graças sofre com inúmeros problemas



Vereadores do PT foram conferir de perto a situação e pedem reunião urgente com autoridades municipais, para que algo seja feito em prol dos moradores



Casas com risco iminente de desabar, pessoas desalojadas, esgoto a céu aberto e alagamentos constantes em função de uma galeria pluvial entupida. Estes são alguns dos sérios problemas enfrentados hoje por famílias que vivem no Bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí. A pedido da comunidade, os vereadores Giovani Felix e Thiago Morastoni, do Partido dos Trabalhadores, foram ver de perto esta situação. Agora, os parlamentares tentam marcar uma audiência com as autoridades municipais, para que algo seja feito em benefício dos moradores.

Os vereadores do PT estiveram no local na tarde de terça-feira (23), depois que sete casas do Morro da Escadaria foram condenadas pela Defesa Civil e os moradores acabaram desalojados. Alguns ganharam abrigo na residência de parentes e outros, sem ter para onde ir, foram acolhidos na sede da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças. “Sete pessoas estão aqui na associação, esperando o encaminhamento da Prefeitura para imóveis alugado, enquanto as casas prometidas para essas famílias não são construídas. Outras estão em residências de parentes e tem até quem permanece no imóvel interditado”, conta Fernanda Taíse Lopes, presidente da associação de moradores do bairro.

Os dois parlamentares também se depararam com outras situações graves, como uma galeria pluvial totalmente entupida, que em dias de chuva transborda, alagando inúmeras casas. Outro caso difícil é o de dona Elizete Correia. A senhora teve sua casinha recentemente reconstruída pelo projeto João de Barro (que em dezembro do ano passado recebeu repasse de quase R$ 600 mil da Prefeitura de Itajaí), mas o trabalho malfeito foi entregue inacabado. Prova disso é uma espécie de esgoto a céu aberto deixado na frente da sua morada. “É um absurdo. Não posso nem usar o banheiro porque vem tudo aqui para frente de casa. A tubulação de esgoto passa ao lado, mas não se deram ao trabalho de fazer a ligação”, lamenta dona Elizete.





Ajuda urgente

Thiago Morastoni vai cobrar das autoridades do município alguma providência rápida para auxiliar essas famílias itajaienses. “Queremos marcar uma audiência com o prefeito Jandir Bellini e os secretários de Habitação, Laudelino Lamim, de Urbanismo, Paulo Praun, e de Obras, Tarcísio Zanelato. A intenção é fazer a reunião no Nossa Senhora das Graças, para que vejam tudo o que presenciamos, ouçam as reivindicações dos moradores e tomem providências rápidas para auxiliá-los”, explica.



Fotos: Marcelo Roggia 
                   

Giovani Felix também se colocou à disposição da comunidade. “Conheço de perto a realidade do bairro, pois há 24 anos trabalho nessa comunidade. Os colegas que estudaram comigo no Parque Dom Bosco hoje são pais de família e enfrentam diariamente problemas com moradia. Eles vivem preocupados com as chuvas e os desmoronamentos, e estão esperando há bastante tempo uma posição do município em relação às casas que já deveriam ter sido entregues. O projeto, se fosse concluído, tiraria essas famílias da situação de risco que se encontram e nosso papel, como representantes da comunidade, é cobrar uma solução o mais rápido possível.”, destaca o vereador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário