Câmara ontem e hoje, 47 anos





Nesta quinta-feira (15), o legislativo municipal de Balneário Camboriú completa 47 anos de atividades. A sessão preparatória para posse e eleição da mesa diretora, da 1ª Legislatura da Câmara de Vereadores, foi realizada na sala de sessões da prefeitura, no dia 15 de novembro de 1965.



Após quatro votações, a mesa diretora ficou assim constituída: presidente, Domingos Fonseca; vice-presidente, Aquiles da Costa; 1º secretário, Álvaro Antônio da Silva e 2º secretário, Eloy Reinert. Junto com os vereadores Joaquim Albino Gatto, Antônio Bernardes Passos e Walter Eilers, o plenário deliberou sobre o Projeto de Resolução nº1/65, que determinava o local da sessão de posse.





Higino João Pio assumiu nesta data o poder executivo como primeiro Prefeito eleito pelo povo, em sessão solene de posse na sede do Camboriú Country Clube, onde simultaneamente, foi instalado o primeiro período do poder legislativo municipal. No dia seguinte ocorreu a primeira reunião ordinária, com a aprovação por unanimidade do projeto de resolução referente ao Regimento Interno da Casa, que até sua confecção definitiva, adotou o Regimento Interno da Câmara de Itajaí, com alterações no número de comissões (reduzindo de cinco para três) e horário da sessão.



O único vereador vivo da 1ª legislatura, Álvaro Antônio Silva, relatou para a jornalista Karolina Delavi, no livro dos 45 anos de história da Câmara de Balneário Camboriú, que na primeira eleição a cidade tinha cerca de quatro mil habitantes e aproximadamente 1800 eleitores. O vereador mais votado conquistou 158 votos. Dos 14 candidatos sete foram eleitos, sendo quatro de situação (PSD), Partido Social Democrático e três da oposição, (UDN) União Democrática Nacional.



A lei nº 1 foi sancionada pelo prefeito Higino Pio, no dia 21 de dezembro de 1965, autorizando realizar operação de crédito, para aplicação específica no serviço de abastecimento e tratamento de água. Cinco reuniões extraordinárias realizaram-se entre os dias 20 e 30 de dezembro, para a discussão e votação de 18 projetos de lei, em regime de urgência, todos aprovados por unanimidade e transformando nas leis enumeradas de 2 a 18.



A primeira sede da Câmara de Vereadores, localizada na Avenida da Lagoa, onde hoje está instalado um Shopping Center, tinha apenas dois funcionários. A segunda sede legislativa funcionava na Avenida Central e dividia o espaço com a prefeitura. Em setembro de 1972, a Câmara foi transferida para a Rua 1061, em uma casa de madeira.



A participação popular feminina chegou à casa legislativa no dia 1º de fevereiro de 1977 com a eleição da primeira vereadora, Wanda de Abreu Webler. Na quinta legislatura em 1987, a então Presidente Remi da Silva Osório adquiriu o primeiro computador. No hall de entrada da sede da Câmara está fixado a Galeria das Vereadoras do Município, que registra a participação no legislativo das parlamentares Anna Christina Barichello, Délia Terezinha Pavan, Iolanda Achutti, Joselene Manfredini (Guga), Nilcéa T. P. Barichello, Remi da Silva Osório, Silvia de Mello e Wanda de Abreu Webler.





No dia 26 de março de 1993, a Câmara foi instalada em um prédio na esquina da 4ª Avenida com a Rua 2.500, numa sede alugada. Procurando um espaço mais amplo e que pudesse atender melhor a demanda pelo desenvolvimento da cidade, no dia 18 de julho de 1997, o então presidente, Antônio Manoel Soares Santa, locou um prédio na Rua 2000, onde permaneceu até dezembro de 2008, com a inauguração da atual sede pela Presidente na época, Iolanda Achutti.



Na 11ª legislatura, a primeira em sede própria, o Poder Legislativo de Balneário Camboriú realizou o primeiro concurso público em 2009, sobre a presidência do vereador Moacir Schmidt. A casa de leis também esteve mais próxima do povo, através da Câmara Itinerante, instituída pelo então presidente, Orlando Angioletti em 2011, que também abriu a porta do poder legislativo para inserção da cultura no intervalo das sessões e na sede da Câmara, com o projeto Arte na Câmara.




No dia 1º de Janeiro de 2013, a 12ª legislatura tomará posse, com treze vereadores eleitos: Fábio Flor (PP), Elizeu Pereira (PR), Arlindo Cruz (PMDB), Asinil Medeiros (PR), Elton Garcia (PMDB), Nilson Probst (PMDB), Roberto Souza Junior (PMDB), Moacir Schmidt (PSDB), Orlando Angioletti (DEM), Pedro Francez (PSD), Claudir Maciel (PSD), Leonardo Piruka (PP) e Marisa Zanoni (PT).
































Nenhum comentário:

Postar um comentário