Hospital Santa Inês tem previsão de reabrir as portas daqui a um mês


Thiago Morastoni organiza nesta quinta-feira, a pedido da nova administração, visita de autoridades e imprensa à unidade de saúde

A saúde é um dos problemas mais graves em todo o país. Em Itajaí e Balneário Camboriú não é diferente, e prova disso é que hoje existe um déficit de quase 800 leitos nos hospitais da região do Litoral Norte do Estado. Em reforma nos últimos meses, o Hospital Santa Inês, de Balneário Camboriú, tem previsão de reabertura para a segunda quinzena de setembro, fato que poderá auxiliar a minimizar este caos. A pedido do Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), entidade que passará a administrar o local, o vereador Thiago Morastoni (PT) convida os vereadores dos dois municípios e também a imprensa para ver de perto o andamento das obras de reforma do Santa Inês. A visita será realizada nesta quinta-feira (22), às 14 horas.

De acordo com Thiago Morastoni, a saúde não pode ser tratada como um problema deste ou daquele município. Tem que ser pensada regionalmente, até mesmo porque os maiores hospitais, como o Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e o Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, recebem pacientes de várias cidades próximas. “A pedido do ISEV, estou estendendo o convite aos vereadores das duas cidades para que visitem as instalações da unidade. A reabertura do Santa Inês certamente dará um fôlego a mais para a saúde de nossa região e precisamos unir esforços para que as portas estejam abertas à população o mais rápido possível. Quanto mais unidades de saúde disponíveis, melhor para a comunidade, que hoje sofre para ser atendida”, ressalta.

O parlamentar exemplifica lembrando que o Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, só permanece de portas abertas graças a um esforço conjunto da Univali e dos governos federal, estadual e dos municípios da região, que se comprometeram a auxiliar financeiramente a instituição.

O ISEV é uma associação civil, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Social em Santa Catarina. A entidade é do Rio Grande do Sul e atua há oito anos na área da saúde, administrando hoje quatro hospitais e uma comunidade terapêutica. O presidente Joares Ramos dos Santos estará presente na visita ao Santa Inês.

Cleide Geremias, consultora do ISEV, conta que a previsão inicial de reabertura do hospital é para o dia 20 de setembro. O Santa Inês deverá disponibilizar à comunidade até 160 leitos, com atendimentos particulares, por meio de planos de saúde e também pelo SUS. “O hospital ficou muito tempo fechado e estamos tendo bastante trabalho, melhorando toda a parte elétrica, hidráulica e estrutural. Queremos mostrar o que já foi realizado e esperamos contar com o apoio dos vereadores e dos administradores públicos de Balneário Camboriú e região”, destaca Cleide, lembrando que todas as instituições ISEV têm centralizados serviços como psicologia, contabilidade, jurídico, central de negociações e auditagem de contas, o que acaba reduzindo os custos dos hospitais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário