Morastoni e Guarda Municipal Armada em Itajaí











Participei, a convite do Conselho de Segurança (ConSeg) do bairro Fazenda, de uma palestra com o Secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Maurício Chedid dos Santos, sobre a Guarda Municipal Armada. Após um ano de implementação no município vizinho, ela tem alcançado resultados extremamente positivos no combate a violência e criminalidade, auxiliando as polícias militar, civil e federal na busca por mais tranquilidade e segurança aos munícipes e frequentadores de Balneário Camboriú. 



Hoje a Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú se tornou referência nacional, sendo modelo para várias cidades do Brasil e desejo, profundamente, que o município de Itajaí espelhe o modelo e implante aqui a sua GMA. Não há como se falar em segurança pública sem que cada ente faça sua parte. Segurança Pública, assim como a Saúde e a Educação, deve ter gestão realizada de forma tripartite, ou seja, sob a responsabilidade da União, Estados e Municípios. 



Não há também como se falar em Guarda Municipal desarmada, isto porque o marginal está fortemente armado e com esses indivíduos só o que vale é o poder de confronto. Isso ficou muito claro nos depoimentos do secretário e do supervisor da GMA/BC, que foram categóricos em afirmar que, sem armamento, não haveria sucesso. O debate tem sido dificultado pela posição delicada que ficaria o gestor em casos de arbitrariedades cometidas por esses guardas. Por mais delicada que seja a questão a respeito da segurança jurídica para sua implementação, ela deve ocorrer. A responsabilidade do gestor é a mesma em relação ao erro cometido pelo guarda municipal ou em relação ao erro cometido pelo médico do posto de saúde do município. Está faltando boa vontade política e coragem de enfrentar o problema e a sua responsabilidade. 



Nossa cidade está vivendo em um mar de insegurança e a implantação da GMA viria a reforçar o trabalho que é desenvolvido pelo efetivo da PM, aquém do ideal, e pela CODETRAN, que por diversas vezes tem sua finalidade desviada para fazer o papel de Guarda Municipal. 



A população de Balneário Camboriú apoia totalmente a GMA, que vem buscando aproximar-se do cidadão local, trazendo um novo perfil ao "policiamento", nos mesmos moldes da polícia comunitária. 



Desde o início das atividades da GMA/BC, no dia três de maio de 2011, já foram registrados 3.856 atendimentos. Entre eles, 920 apoios ao cidadão, 100 à Polícia Militar, 287 aos Agentes de Trânsito, 299 apoios à órgãos públicos e outras instituições e 1.232 disparos de alarmes. Foram registradas ainda, 101 ocorrências de furto, 8 de roubo, 20 tentativas de furto, recuperados 15 veículos, 30 atos obscenos, 97 atendimentos motivados por vias de fato, 38 ocorrências de desacato a autoridade, 187 de perturbação de sossego, 438 por uso de entorpecentes e 65 registros de vandalismo. Foram realizadas também 19 operações integradas com outros órgãos da segurança pública, inclusive uma em conjunto com as Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, que fechou a cidade por 24 horas e colocou atrás das grades muitos daqueles que vinham ameaçando o sono tranquilo dos moradores do município. 



O preparo que cada um desses GM têm é especial e poderia dizer até superior ao da PM em alguns aspectos. Há que se desmistificar inverdades que dificultam a implementação da GMA, órgão de fundamental importância para nossa realidade atual de insegurança, afinal, assumir responsabilidades é algo inerente ao fiel cumprimento do papel de gestor público, e a segurança faz parte do compromisso que o município tem com o cidadão. 



Não podemos mais ficar no jogo de empurra-empurra com a segurança pública. Enquanto isso, todos sofremos. Deve se levantar o debate sobre a Guarda Municipal Armada o quanto antes, sob pena de vivermos cada dia mais reféns dos marginais. Cada um deve fazer sua parte e assumir uma parcela dessa responsabilidade. Temos um maravilhoso exemplo ao nosso lado para usar como espelho e certamente seremos vitoriosos, vivendo com tranquilidade e SEGURANÇA. 






Esse é meu manifesto a favor da Guarda Municipal Armada em Itajaí. 



Enviado : Thiago Morastoni







Nenhum comentário:

Postar um comentário